Apesar de ser bela e pitoresca, a cidade de Bonn não é das cidades mais visitadas por turistas que se aventuram pela Alemanha. Além da beleza, há muito o que fazer em Bonn e razões para visitá-la, portanto, não faltam. Falemos um pouco dessas razões antes de irmos direto para as dicas do que fazer em Bonn.
Razões para visitar Bonn
- Bonn foi escolhida em 1949 pelos parlamentares alemães para ser a capital da República Federal (a República Democrática tinha sua capital em Berlim Oriental). Apesar da reunificação alemã datar de 1990, é apenas em 1999 que a capital da Alemanha reunificada volta a ser Berlim. Sem contar que Bonn não entrou em “desuso político” total: setores ministeriais e administrativos ainda funcionam por lá e, para isso, utilizam as antigas sedes da Chancelaria e residência do Presidente.
- É a cidade onde nasceram os ursinhos de gelatina mais famosos do mundo, os ursinhos da HARIBO.
- Como toda cidade alemã, está repleta de belas áreas verdes e parques, além de lindos jardins botânicos.
- É a cidade natal de um dos mais famosos compositores alemães, Ludwig van Beethoven.
- Para os amantes do vinho, não há melhor lugar para se hospedar do que Bonn, pois de lá é possível visitar várias vinícolas nos arredores para uma sessão de degustação.
- As fachadas dos edifícios residenciais são um belo exemplo do ecletismo alemão.
- Para os que têm interesse em passeios de barco pelo Rio Reno, a ex-capital alemã é, também, um bom ponto de partida.
Abaixo, elencamos os pontos turísticos e atrações de Bonn que achamos que você não pode perder por nada:
1) Museus de Bonn (Museumsmeile)
É difícil traduzir Museumsmeile para o português. Meile significa milha, o que nos daria uma palavra bastante estranha: “Milha dos Museus”. São 3 quilômetros da cidade repletos de museus. Sāo eles: o Museu Koenig (Museu de História Natural), o Haus der Geschichte (Museu de História da Alemanha), o Kunstmuseum Bonn (Museu de Arte Contemporânea), o Bundeskunsthalle (Museu de Arte de todas as épocas) e o Deutsches Museum Bonn (Museu da Tecnologia). O highlight aqui fica para os dois museus de arte.
2) Beethoven Haus
A Beethoven Haus (Casa de Beethoven) abriga a maior coleção das obras de Ludwig van Beethoven em todo o mundo e se dedica a cuidar e preservar a memória de um dos maiores compositores alemães de todos os tempos. Além disso, é também espaço para pesquisas e estudos sobre a obra e a vida do artista.
3) Bairro Südstadt e o Jardim Botânico
Passear por Südstadt é voltar no tempo. Predominam nesse bairro mais badalado e cheio de cafés edifícios ecléticos preservados dos bombardeio da Segunda Guerra. Sem contar que a universidade ainda oferece para uma bela caminhada os Jardins Botânicos: imperdível para os que gostam de contemplar a variedade de plantas que a Natureza nos dá.
3) Catedral de Bonn
A catedral de Bonn é, na verdade, uma basílica menor e figura entre as mais antigas igrejas alemãs, construída entre os séculos 11 e 13. Segundo conta a lenda, São Cássio e São Florêncio foram decapitados onde se encontra a basílica atual. Interessante é saber que essa igreja é que inspirará a construção da Igreja da Memória em 1895, durante o reinado de Guilherme II, da Prússia, imperador alemão.
4) Palácio Poppelsdorf
No século 18, os arcebipos de Colônia e Bonn gozavam de grande privilégio político no Sacro Império Romano-Germânico. Eram, na verdade, príncipes eleitores, ou seja, encarregados de participarem da eleição que definia o nobre europeu a ser coroado imperador do Sacro Império. Nesse período, demonstração de poder passava por possuir propriedades suntuosas e o Palácio Poppelsdorf é um bom exemplo delas. Trata-se de um belo palácio de estilo barroco.
5) Beethovenhalle
Se você for pernoitar em Bonn, torna-se quase obrigatória uma visita ao Beethovenhalle. Trata-se da casa de concertos de Bonn dedicada ao músico. Não deixe de conferir a Orquestra Beethoven e outras atrações.
6) Passeio de Barco pelo Reno
Por que não tomar um barco pelo mais importante rio alemão, o Rio Reno, e dar uma escapada de Bonn para, ou visitar uma vinícola e um castelo construído no século 19 em Königswinter ou então parar na bela e pequenina Linz am Rhein?
Boa estada em Bonn!