É notória a importância de Frankfurt. Trata-se da capital financeira da Alemanha, sem contar que é, também, sede do Banco Central Europeu. Os prédios de Frankfurt refletem esse esplendor econômico. Não existe na Alemanha cidade com tantos arranha-céus como essa charmosa cidade à beira do rio Main. Além disso, Frankfurt abriga um importante espaço para feiras internacionais, a Messe Frankfurt, assim como está repleta de interessantes museus. Para os brasileiros, é, na maioria dos casos, a cidade de chegada na Alemanha.
Capital financeira como compensação
Do ponto de vista histórico, Frankfurt gozava de privilégios políticos à época do Sacro Império Romano-Germânico. Era uma das cidades imperiais e, mesmo durante o Segundo Reich, foi sede do Parlamento (o Reichstag) até 1895, quando finalmente esta foi transferida para Berlim. Nos anos do pós-guerra, Frankfurt quase se tornou a capital da República Federal, a antiga Alemanha Ocidental. Na disputa com Bonn, esta acabou levando a melhor. Uma das razões: dada a patente destruição dos prédios de Frankfurt durante os bombardeios da Segunda Guerra Mundial, não havia edifício qualquer para abrigar o novo governo alemão.
Restou a Frankfurt, como compensação, o título de capital financeira. Apesar de uma tendência por todas as cidades alemãs de se voltar ao passado e se reconstruir aquilo que havia sido destruído como símbolo de orgulho alemão, em Frankfurt predominou a tendência de construção de edifícios modernos. Daí a presença de tantos arranha-céus na cidade. E é desses prédios de Frankfurt que pretendemos falar um pouco. Quais deles merecem sua atenção?
1) Commerzbank Tower
É o mais alto dos prédios de Frankfurt com 56 andares e 259m de altura. A antena em seu topo eleva a altura da estrutura a 300m. Foi construído em 1997 e por trás do projeto está nada mais, nada menos, que um dos maiores arquitetos da atualidade, Norman Foster.
2) Sede do Banco Central Europeu
Localizado no bairro Ostend, é um belo complexo de edifícios que agrega a um hall dos anos 20 dois arranha-céus gêmeos com 165m e 185m de altura e uma estrutura mais baixa que os interliga. O complexo data de 2014 e é obra do escritório Coop Himmelb(l)au.
3) Messeturm
É o segundo mais alto arranha-céu da cidade. Com seus 257m de altura, abriga 63 andares no espaço reservado para a Feira de Frankfurt. Contruído em 1997, seu estilo está bastante evidente: o pós-modernismo. Como o prédio do Commerzbank, outra estrela da Arquitetura está por trás de sua construção: Helmut Jahn em parceria com Richard Murphy.
4) MyZeil
Zeil é a rua de compras mais badalada de Frankfurt. O arquiteto romano Massimiliano Fuksas foi comissionado a construir um shopping center nessa área e entregou no ano de 2009 o belo MyZeil. Momento de juntar o agradável ao agradável: compras em um belo edifício.
5) Museu de Comunicação
À margem sul do rio Main encontra-se a Museumsufer (“Margem dos Museus). Por ali estão coleções das mais preciosas e merecem sua visita. É o exemplo do Städel, que exibe 700 anos de Arte. Porém, talvez o título de mais belo dos edifícios da Museumsufer fique para o Museu de Comunicação. Contruído pelo escritório Behnisch Architekten, o prédio data de 1990 e é todo feito de alumínio e vidro, dando visibilidade ao visitante de toda a beleza natural das árvores ao seu redor.
6) Museu de Artes Aplicadas
O Museu de Artes Aplicadas de Frankfurt nos faz lembrar de edifícios residenciais construídos por Le Corbusier. No final dos anos 60, o arquiteto Richard Meier fazia parte dos “Cinco de Nova Iorque” que deu continuidade a esse estilo funcional dos prédios do primeiro modernismo europeu. Um dos atributos dessas construções é o uso da cor branca. O museu foi entregue no ano de 1985 e encontra-se, claro, na Museumsufer.
7) Siedlung Goldstein
É Frank O. Gehry que está por trás desse inusitado complexo residencial de 162 apartamentos no bairro de Goldstein. A construção data dos anos de 1993 e 1996 e apresenta fachadas revestidas de placas de zinco, típicas de Gehry.
8) KfW Westarkade
É do escritório de arquitetura Sauerbruch Hutton o edifício de 56m de altura dedicado ao banco KfW. Em 2011, ano de sua inauguração, foi considerado a grande construção de Frankfurt. O que chama a atenção em sua concepção é o fato de ele usar pouca energia vinda de fontes externas.
9) Main Tower
Não, o o Main Tower não é a “Torre Principal”, mas sim a torre que se encontra às margens do rio Main. É um prédio de 200m de altura que, com sua antena, chega a 240m. Com seus 56 andares, é o único dos arranha-céus com um restaurante em seu topo, assim como um mirante. O ano de sua inauguração é 2000.
10) IG Farben Haus
No bairro de Westend encontra-se uma das maravilhas do Modernismo em Frankfurt, obra do arquiteto Hans Poelzig. Construído em 1930, à época era o maior edifício de escritórios da Europa, sede da empresa química IG Farben, a mesma cuja subsidiária, Degesch, foi responsável pela fabricação do Zyklon B, gás usado nas câmaras de gás dos campos de concentração nazistas… São seis alas ligadas por um belo corredor de 250m de extensão. Como no pós-guerra Frankfurt ficava no território alemão ocupado pelos norte-americanos, estes transformaram o IG Farben Haus em seu “Pentágono Europeu”. Com a retirada das tropas americanas em 1995, hoje o prédio, que ainda leva o mesmo nome, abriga o campus da Universidade Goethe de Frankfurt.
Bom passeio!