Düsseldorf é a capital da Renânia do Norte-Vestfália, um dos estados mais ricos da Alemanha. Tal riqueza se reflete de forma patente nesta bela cidade às margens do rio Reno: são muitos museus, belos parques e também glamurosos shopping centers. E é deste último aspecto que queremos falar, dando destaque para a principal rua de compras de Düsseldorf, a Königsallee, também carinhosamente conhecida por Kö pelos locais.
De Kastanienallee a Königsallee
Em 1848, visitava Düsseldorf o rei da Prússia, Federico Guilherme IV. Foi um ano de muitas revoltas por toda a Alemanha, resultado da frustração dos liberais diante da restauração dos regimes monárquicos que haviam sucumbido a Napoleão em 1806. Em seu caminho para o Palácio Jägerhof, local onde ficaria hospedado, o rei prussiano seguiu, necessariamente pela avenida, então, chamada Kastanienallee. Foi recebido com vaias e xingamentos. Até esterco de cavalo lhe foi atirado. Total decepção para Federico Guilherme IV. Como forma de agradar ao rei, os senhores mais proeminentes de Düsseldorf acabaram renomeando a Kastanienallee, a Avenida das Castanhas, para Königsallee, a Avenida do Rei.
Depois da Segunda Guerra Mundial, a avenida tornou-se palco de shows de moda, que acabaram lhe conferindo um atributo mais do que especial: a Königsallee é uma das referências para compras em butiques em toda a Alemanha. Sem contar que Düsseldorf passou a abrigar, dada uma tradição recente que se consolidou com estes desfiles, a famosa feira especializada em moda, a cpd, que acontece a cada dois anos. Além disso, acontecem por ali aproximadamente 800 show rooms de moda a cada ano!
Pois bem, vamos ao que interessa e falemos sobre o que você pode ver e fazer na principal rua de compras de Düsseldorf.
1) Visite as lojas de grifes mais famosas
Se você está em busca das maiores e melhores grifes do mundo da moda, então a Königsallee é o seu endereço em Düsseldorf. Louis Vuitton, Armani, Stefano Ricci, Jimmy Choo, Chanel, Burberry, Prada, Cartier, Escada: todas elas estão ali.
2) Tome um tempo para entrar em luxuosas butiques
Além das lojas de grife, butiques das mais chiques oferecem aos visitantes uma seleção de produtos de alta qualidade, resultado da curadoria de designers respeitados em toda a Europa. Sugerimos a Apropos The Concept Store, Jades, Hylton Boutique, Wolford Boutique e tantas mais.
3) Não se esqueça dos malls
O mais famoso e dos mais glamurosos shopping centers da Alemanha é, sem dúvida, a Kö Galerie. Outros shoppings que merecem sua atenção são o Sevens e o Schadow Arkaden.
4) Contemple a beleza da avenida
Não pense que a Königsallee é uma mera rua de compras. Ela é uma bela rua de compras, com um canal em seu canteiro central repleto de exuberantes castanheiras e com deslumbrantes pontes. Sem dúvida o espaço para aqueles que querem fazer uma pausa do frenesi das compras e, em dias quentes do verão, encontrar um caminho com uma sombra bem refrescante.
5) Atente para o contraste da arquitetura do passado e do presente
As cidades alemãs tendem a apresentar um interessante contraste entre edifícios de séculos anteriores, principalmente do 19, e grandes construções modernas e contemporâneas. Um bom exemplo desse contraste está bem evidente na Königsallee. Dentre os edifícios contemporâneos, destaca-se o complexo de lojas, escritórios e restaurantes chamado Kö Bogen. É Daniel Liebeskind o arquiteto por trás dessa maravilha.
6) Visite uma galeria de arte
Nessa avenida cheia de shoppings e butiques, há ainda espaço para os amantes da cultura. Galerias como a Ludorff ou Paffrath são pontos de parada obrigatórios. E se seu forte são antiquários, dê uma passada na Ralph Gierhards.
Bom passeio!