Hamburgo Hospedagem

Onde se hospedar em Hamburgo: um breve guia dos bairros da cidade

Talvez a proximidade a Berlim e a falta de voos diretos vindos do Brasil façam com que Hamburgo seja, muitas vezes, esquecida ou até subestimada pelos turistas brasileiros. Houve situação, por exemplo, que meus clientes estavam em Amsterdam e viriam para Berlim. Como estavam de trem, queriam me encontrar, primeiro, em Frankfurt. Porém, acabei sugerindo um roteiro um pouco diferente: uma parada de dois dias em Hamburgo.

Porto é o grande diferencial de Hamburgo

A beleza de Hamburgo não está somente nos seus edifícios ou parques. Existe algo especial nessa cidade alemã banhada pelo rio Elba: seu porto. A monumentalidade do cais de Hamburgo está à vista de todos, pois não se encontra afastado, escondido ou em áreas mais periféricas. Sendo a segunda maior cidade alemã, Hamburgo também tem uma das noites mais agitadas do país, só perdendo para Berlim o posto de cidade mais festeira.

Com artigos por vir, quero deixar mais evidente por que essa bela cidade merece sua visita. Por ora, aqueles que já se sentem convencidos, aqui vai um breve guia de onde se hospedar em Hamburgo.

1) Altstadt

Onde se hospedar em Hamburgo
Fonte: (VLET)

Altstadt pode ser traduzido como centro histórico. Por aí estão belos edifícios, como o da prefeitura de Hamburgo, assim como um belo lago, o Alster, que faz toda a diferença na paisagem urbana. Se seu interesse é de fazer compras, é o local onde se hospedar em Hamburgo. Aí estão as lojas de grifes mais famosas, butiques, além de shoppping centers. Bons restaurantes não faltam. Sugiro uma caminhada até a Igreja de São Nicolau com parada na Deichstrasse para almoçar ou tomar um café.

2) Neustadt

Onde se hospedar em Hamburgo
(Fonte: Hamburg.de)

Neustadt, por sua vez, traduz-se como cidade nova. Trata-se de um bairro que surgiu apenas quando a cidade começou a crescer devido ao processo de urbanização galopante por quais passaram as cidades alemãs no século 19. O Neustadt está longe dos centros de compra e tem como highlight a presença de inúmeros restaurantes portugueses (sim, a maior comunidade de portugueses na Alemanha fica em Hamburgo) próximos ao rio Elba, no Portugiesisches Viertel, ou Bairro Português.

3) St. Pauli

Reeperbahn, em St. Pauli (Fonte: Hamburg Sehenswürdigkeiten)

Se você procura agito, seu local é St. Pauli. É nesse bairro que se encontra o maior Red Light District do mundo e, por isso, não só concentra sex shops e locais de diversão sexual, mas também danceterias e muitos bares. St. Pauli se encontra com Neustadt na altura da Landungsbrücken, local onde é possível, por exemplo, tomar um barco para passear pelo rio Elba. Caso você queira passear pela Red Light District, como é comum em Amsterdam, não deixe de passar pela rua mais famosa de St. Pauli, a Reeperbahn.

4) Hafencity

Onde se hospedar em Hamburgo
O Speicherstadt, muito próximo ao Hafencity (Fonte: Rainer Abicht)

O Hafencity é um dos bairros mais novos de Hamburgo. Ocupando áreas que, anteriormente, estavam obsoletas e abandonadas por não serem mais interessantes para as atividades portuárias, é um dos mais impressionantes projetos de urbanização e revitalização da Europa, senão do mundo. Hoje convivem trabalhadores e moradores em meio a edifícios dos mais arrojados da arquitetura contemporânea, como a Filarmônica do Elba, a Elbphilarmonie. Não está longe do Hafencity o Speicherstadt, ou Bairro dos Celeiros, local dos antigos armazéns de estocagem do porto. Trata-se de uma das belezas de Hamburgo, patrimônio tombado pela UNESCO.

6) Sternschanze

(Fonte: Hamburg Lodge)

Se você procura um bairro mais alternativo, cheio de ótimos cafés e também por onde estão os designers de moda fora do circuito comercial, esse é o seu bairro. É também local para conhecer algumas ocupações que já levam mais de 30 anos, como o centro cultural Rote Flora.

7) St. Georg

Café na Lange Reihe, rua de St. Georg (Fonte: Wikipedia)

Para os que querem ficar num bairro em que a comunidade LGTBQ é mais presente, sem dúvida St. Georg é onde se hospedar em Hamburgo. Sem contar que por aqui estão os melhores restaurantes internacionais da cidade. Não deixe passear pela Lange Reihe, a rua mais famosa de St. Georg.

Boa estada em Hamburgo!

Comente este post

Leia Também