Erfurt Gastronomia

Top 5 dos pratos típicos alemães: o que comer em Erfurt

Esse blog não poderia ignorar um dos assuntos mais procurados em mecanismos de busca da Internet por turistas aficionados: a gastronomia. E falando de gastronomia alemã, queremos iniciar aqui uma série de artigos cujo tema serão os pratos típicos alemães. Nossa primeira “viagem” será ao Estado da Turíngia, cuja capital é Erfurt.

O importante é salientar que os pratos típicos alemães são, em geral, bastante calóricos e não são muito adequados e pensados para aqueles que seguem dietas vegetarianas ou veganas. São, evidentemente, pratos tradicionais passados de geração a geração. No caso da Turíngia, destacam-se carnes cozidas lentamente ou grelhadas e, claro, não poderia faltar uma bela linguiça. Portanto, vamos aos pratos típicos alemães que você não pode deixar de experimentar se estiver em Erfurt ou região.

1) Thüringer Rostbratwurst

Pratos típicos alemães
Fonte: Wikipedia

Antes de mais nada, uma Rostbratwurst é uma linguiça grelhada. No caso, a locução “da Turíngia” é para destacar a maneira especial em que ela é feita por essas bandas. Trata-se de uma peculiar mistura de sal, pimenta, cominho, alho e manjerona que não se encontra, originalmente ao menos, em nenhum outro lugar na Alemanha. Tanto que a União Europeia protege a marca “Thüringer Rostbratwurst”. Isso significa que só ganha esse nome a linguiça que for preparada justamente de acordo com a tradição. Mais um detalhe: os habitantes da Baviera não aceitam que a linguiça grelhada tenha vindo, originalmente, da Turíngia. No entanto, há provas de que elas já eram degustadas na região de Arnstadt desde 1404!!

2) Thüringer Klöße

Pratos típicos alemães
(Fonte: Chefkoch)

O Klöße é uma espécie de dumpling de batata. Digamos que não é algo tão peculiar da região da Turíngia, mas, claro, haverá uma forma especial de prepará-lo por lá. No caso, é comum misturar batata crua e cozida e formar essas bolas deliciosas. Dentro delas ainda serão introduzidos croutons. Do ponto de vista histórico, não é possível pensar esses dumplings antes do final do século 18. Primeiro, porque a batata não é originária da Europa e, sim, da América. Segundo, porque se tinha certa apreensão de comê-la até o século mencionado.

3) Biersuppe

(Fonte: Wikipedia)

Sim, se você conseguiu traduzir a palavra acima, ela realmente diz o que quer dizer: sopa de cerveja. Seu sabor é maltado e um pouco adocicado. Pra se ter uma ideia de sua tradição, ela é uma das mais antigas receitas de sopa da Europa. Conta-se que até o século 19 era comum tomá-la no café da manhã, dada sua grande quantidade de calorias e seu rico valor nutritivo. A receita traz pão de centeio, manteiga derretida, um creme especial e ovos.

4) Schmöllner Mutzbraten

(Fonte: Fleischerei Winkler)

A leste de Erfurt encontra-se uma pequena cidade chamada Schmoll. Daí seria originário esse consistente pedaço de porco assado, temperado com sal, pimenta e manjerona. Come-se o Mutzbraten com pão, sauerkraut (ou também conhecido como chucrute no Brasil) e mostarda. Informam os locais que é um sacrilégio até mesmo pedir ketchup para colocar nesse delicioso assado.

5) Schmandkuchen

(Fonte: Essen & Trinken)

Não poderíamos deixar de sugerir uma sobremesa, depois de tanta carne, batata e cremes. O Schmandkuchen é um bolo de nata típico de várias regiões da Alemanha, mas tem sua particularidade na Turíngia. É uma massa coberta com frutas, o Schmand, que é uma versão mais pesadinha e consistente da nata, e um toque de canela. Não deixe de experimentar!

Bom apetite!

 

Comente este post

Leia Também