Quando pensamos na Alemanha e em seu passado, nosso imaginário é bastante fértil e longe de ser linear em relação ao tempo histórico. Misturamos fatos recentes, como a queda do Muro de Berlim ou o horror dos campos de concentração da Segunda Guerra Mundial, com imagens quase que congênitas de nossa imaginação, vindas não sabemos de onde, mas que nos remetem a um passado longínquo e romântico. Estou me referindo aqui a castelos, cidades medievais, ruínas, monastérios e igrejas. Quem já não teve vontade de visitar castelos, como o belo Neuschwanstein, perto de Munique?
Mais que visitar castelos, talvez mais emocionante deve ser poder hospedar-se em um deles, já que alguns realmente funcionam como hotéis na Alemanha. Boa parte dos castelos que vamos mencionar encontram-se às margens do rio Reno, entre Koblenz e Bingen. Menciono essas cidades, pois são paradas dos barcos que fazem o belo trajeto do rio Reno. Portanto, aí uma ótima dica: hospedar-se num castelo e ainda passear de barco pelo rio Reno. Pois bem, aqui a nossa lista de castelos que funcionam como hotéis na Alemanha!
1) Castelo de Stahleck
Situado num penhasco de 160m de altura, o Castelo de Stahleck oferece uma variada gamas de atividades culturais, mas também dedica parte de seu espaço ao Hostel Bacharach. Aos que amam degustação de vinho, a pequena e bela Bacharach é cidade por qual você deverá passar. Que tal hospedar-se nesse hostel para viver alguns dias em uma fortificação do século 12 e que dá vista ao belo Vale Lorelei, do Reno? Sem contar que, por ser um hostel, os quartos têm preços mais convidativos.
2) Castelo de Liebenstein
Se você quiser ficar a 500m acima do nível do Reno e prefere um hotel a um hostel, o Castelo Liebenstein é uma boa escolha. Historicamente pertenceu a uma família de irmãos briguentos, o que o levou a ser dividido ao meio por uma enorme parede. Seu interior é, atualmente, todo decorado em estilo medieval e as vistas proporcionadas do vale do Reno são espetaculares. Os quartos são luxuosos e o hotel ainda oferece jantar a luz de velas em elegantes espaços.
3) Castelo Auf Schönburg
Uma terceira opção às margens do Reno é o Castelo Auf Schönburg. Diferente do Castelo de Liebenstein, todo decorado em estilo medieval, o Auf Schönburg mistura o passado com decoração moderna, o que dá um belo toque de refinamento e equilíbrio ao espaço. Talvez o mais interessante é poder tomar café em um terraço que dá vista ao belo vale do Reno. Além disso, o hotel não fica longe de Oberwesel, uma pequena e bela cidade histórica da região.
4) Castelo de Rheinfels
O Castelo de Rheinfels está bem próximo do que é o Castelo Auf Schönberg, ou seja, mistura o passado com o presente, o romântico com o moderno. Claro que apesar de todas as transformações por quais passou para se tornar um hotel, não deixou de manter o charme de sua originalidade. Além de você aproveitá-lo como hotel, ainda há tempo para visitar as ruínas do Auf Schönberg, assim como passear pelo seu jardim.
5) Burgo Colmberg
Os últimos dois castelos da lista estão no trajeto da famosa Rota Romântica. Não muito longe de Colmberg está a pitoresca Rothenburg ob der Tauber, uma das cidades mais visitadas da rota. O Burgo Colmberg, nos mil anos de sua existência, já foi propriedade de uma das famílias nobres mais destacadas da Alemanha, os Hohenzollern. Estes governavam a Prússia, um dos mais importantes reinos do Sacro Império e que veio a liderar o processo de unificação da Alemanha no século 19. O hotel em si oferece muita originalidade, belas vistas e sua cozinha traz o melhor da gastronomia tradicional local. Dos hoteis na Alemanha desse tipo, sem dúvida o Burgo Colmberg é um dos mais recomendados.
6) Palácio Sommersdorf
No Palácio Sommersdorf, localizado no estado da Bavária, viveu um dos mais importantes pensadores humanistas alemães, Albrecht von Eyb. Sua construção data do ano de 1208! Todo restaurado, o Palácio Sommersdorf recebe seus hóspedes em quartos todos decorados em estilo gótico.