O Muro de Berlim é uma das principais atrações turísticas da capital alemã. De seus originais quase 160km, não restam mais que 2km no perímetro urbano mais central. Destacamos a East Side Gallery para os que amam Street Art. Já para os mais interessados em conhecer mais da história e dos aspectos estruturais do Muro de Berlim, não há melhor lugar que o Memorial do Muro de Berlim. Porém, em seus anos de funcionamento (1961-1989), o Muro da Vergonha não representou apenas uma separação geográfica da cidade. Ele também demarcava diferenças ideológicas, éticas e estéticas bastante contundentes.
Duas Berlins, duas formas de viver
Na prática, estas diferenças refletiam-se na Arquitetura, Arte, no Design ou mesmo nas formas de se divertir. Nosso intento com esse post é dar dicas de onde você pode encontrar essas reminiscências pela paisagem urbana e também como experimentar um pouco dessa Berlim que já não existe mais.
1) Passeie pela Avenida Karl Marx

Não muito longe da Alexanderplatz, praça das mais conhecidas do centro da cidade, fica uma das maravilhas arquitetônicas de Berlim Oriental, a Avenida Karl Marx. Ela se estende da Strausberger Platz até a estação do metrô Frankfurter Tor, onde se encontram duas belas torres que levam o nome de Stalin-Bauten. Construída nos anos 50 no estilo arquitetônico realista-socialista, é ainda um dos cartões postais da cidade. Sugerimos um passeio a pé ou de bike pela Avenida Karl Marx, começando na Alexanderplatz até as torres da Frankfurter Tor.
2) Assista a um filme no Kino International

Ainda nas proximidades da Alexanderplatz encontra-se um dos mais belos edifícios da Avenida Karl Marx. Diferente dos prédios residenciais, dos quais você poderá contemplar somente as fachadas, este pode ter seu interior visitado. Referimo-nos aqui ao Kino International, edifício dos anos 60 que ainda funciona como cinema e que projeta filmes em língua original com legendas em alemão. Só o fato de se poder sentar no café do cinema e ver a cidade por suas belas janelas já vale a visita.
3) Suba numa torre de vigilância do Muro de Berlim

Na altura da Potsdamer Platz, permanece intacta uma relíquia do Muro de Berlim: uma das 400 torres de vigilância que se distribuíam ao longo dos 160km da linha da morte do Muro. Devemos confessar algo: não é todo mundo que sabe da existência dessa torre, portanto considere-se um leitor e turista privilegiado e não deixe de visitá-la.
4) Drinks no Upside Down Bar

No centro de Berlim, não muito longe da Embaixada do Brasil, o Upside Down Bar encontra-se num belo prédio rococó do século 17, o Ermelerhaus. Esse bar era frequentado por diplomatas nos anos 70 e traz em sua decoração algo muito especial e que justifica seu nome: uma série de obras de um dos mais importantes neo-expressionistas alemães, Georg Baselitz, cujo nome é “Upside Down”. Ou seja, além de comer e beber bem, você ainda terá a chance de contemplar uma bela obra de arte.
5) Visite o DDR Museum

Se você tiver interesse de saber quais os móveis que decoravam as casas do alemães orientais, assim como o que se comprava no supermercado, como eles se divertiam em suas férias, qual carro compravam e tudo mais que tinha a ver com o cotidiano nesse país que já não existe mais, não há melhor lugar para se visitar que o DDR Museum. O melhor é que ele fica na rua mais visitada pelos turistas, a Unter den Linden. O DDR Museum fica aberto das 9 da manhã até às 9 da noite. A entrada custa 9,80€.
Bom passeio!