Será suspeito de minha parte dizer que acho a Alemanha um país incrível. Meu intento, com esse blog, é convencer alguns leitores duvidosos dessa verdade e compartilhá-la com aqueles que já viveram de perto a experiência de visitar belas cidades alemãs. Com esse post, vou pegar pesado e intimar a todos a pelo menos verem ao vivo e em cores algumas das mais sensacionais obras arquitetônicas da Alemanha. A lista contém edifícios de diferentes épocas e cidades, o que vai demandar que você, ou planeje muitas visitas, ou faça um belo roteiro de vários dias. Vamos a ela:
1) Catedral de Colônia
A Catedral de Colônia é uma das mais impressionantes e monumentais obras da arquitetura gótica de toda a Europa. Por ser tão conhecida e tão presente em toda a paisagem urbana, muitas vezes ofusca outras atrações turísticas que a cidade à beira do rio Reno pode oferecer. Essa bela construção data do século 13 e permaneceu intacta aos bombardeios da Segunda Guerra porque era usada como referência para os ataques aéreos das forças aliadas.
2) Castelo de Neuschwanstein
Saímos de Nordrhein-Vestfália e seguimos para a Bavária. Não muito longe de Munique fica Füssen, cidade em que se encontra um dos castelos mais famosos de toda a Europa: o Castelo de Neuschwanstein. Apesar de parecer um castelo medieval, ele foi construído apenas na segunda metade do século 19 durante o governo de Ludwig II, rei da Bavária. Suas tendências românticas fizeram-no conceber belas e, em alguns casos, exageradas construções que retomavam imagens do passado alemão.
3) Biblioteca da Abadia de Wiblingen
A oeste da Bavária, fica o estado de Baden-Württemberg. Bem na fronteira entre eles está Wiblingen, cidade que abriga uma abadia de monges beneditinos. Além da igreja, o que mais chama a atenção é a beleza do interior da biblioteca da abadia: uma joia do barroco. Sem contar que há possibilidade de se fazer tour guiado em inglês para saber mais dessa beleza arquitetônica.
4) Biblioteca Municipal de Stuttgart
Ainda em Baden-Württemberg, dessa vez na capital, Stuttgart, mais uma das mais sensacionais obras arquitetônicas da Alemanha. Só que da arquitetura contemporânea! A Biblioteca Municipal da cidade é um edifício de nove andares que, como foi concebida, produz uma atmosfera meditativa. Além de sua beleza interior, não deixe de ir ao seu rooftop para apreciar a cidade de um ponto mais privilegiado.
5) Ópera Semper, em Dresden
Dresden é a capital do estado da Saxônia, o qual pertencia à extinta Alemanha Oriental. É também conhecida como a Florença do Elba, o rio que a corta. Além de museus imperdíveis, a cidade é uma das mais lindas a se visitar em toda a Alemanha. Dentre os belos edifícios do centro histórico, não deixe de visitar a Ópera Semper. Trata-se de uma maravilha arquitetônica do século 19, concebida pelo espetacular Gottfried Semper. Se vocês não sabem, o imperador D. Pedro II queria que ele fosse o arquiteto da Teatro Municipal do Rio de Janeiro…
6) Umschreibung, em Munique
Voltando à Bavária, agora na capital Munique, a dica é mergulhar nas formas inusitadas da arquitetura contemporânea. O artista dinamarquês Olafur Eliasson, muito conhecido por suas esculturas e instalações, é quem concebeu essa bela escadaria para o prédio da KPMG. Umschreibung significa, em português, “reescrita”.
Espero que tenham gostados das dicas!