1945. Entre os dias 16 de julho e 2 de agosto de 1945, encontravam-se Winston Churchill, Joseph Stalin and Henry Truman em Potsdam, cidade a 30km de Berlim. Ali era assinado o Tratado de Potsdam, o qual versava, dentre importantes pautas, sobre a divisão e ocupação da Alemanha e sua capital, Berlim, pelas quatro potências vencedoras da Segunda Guerra Mundial: EUA, Grã-Bretanha, França e União Soviética.
Apesar de se tratar de um acordo comum entre os países da coalizão anti-Hitler, já ficava claro, desde essa data, que seus interesses politico-ideológicos divergiam. Dois polos bastante demarcados delineavam-se: o polo capitalista, liderado pelos EUA e o socialista, liderado pela URSS.
Esta polarização, conhecida como Guerra Fria, levou a uma disputa entre americanos e soviéticos por zonas de influência no mundo e a uma corrida armamentista que igualmente produziram reflexos patentes na Alemanha. No setor soviético do país, por exemplo, foi implementado um programa politico-econômico seguindo os padrões socialistas. Foram feitas expropriações de propriedades privadas, planificação econômica e implantação de regime de partido único e até mesmo de uma moeda local, o marco oriental. No setor ocidental capitalista, democracia e livre mercado eram os pilares da estrutura politico-econômica.
As diferenças não resolvidas entre soviéticos e americanos provocou a ruptura dos laços políticos que existiam desde a Conferência de Potsdam, os quais prezavam por uma administração comum da ocupação da Alemanha pelos quatro países. Tudo indicava que dois países estavam para surgir da Alemanha ocupada: a Alemanha capitalista e a Alemanha socialista. O que acelerou essa separação foi a grande quantidade de alemães que deixaram o setor soviético, descontentes com as implementações do regime socialista.
O que levou à construção e à queda do Muro de Berlim?
O resto dessa história, a qual desvela as causas da construção e queda do Muro de Berlim você pode ver no vídeo acima publicado e produzido para o canal Destino: Berlim. Nele você saberá mais sobre: o Bloqueio de Berlim de 1948, as revoltas dos alemães orientais contra o regime soviético, a formação de duas Alemanhas, a perigosa confrontação de tanques entre soviéticos e americanos algum tempo depois da construção do muro e, também, como os anos 80 prepararam a queda do regime socialista na Alemanha, a dissolução da União Soviética e, consequentemente, o fim da Guerra Fria.
Bom entretenimento!