Apesar de Berlim ser a cidade que reúne o maior número de artistas da Alemanha (são mais de 20 mil ao todo), Munique também tem uma cena das mais importantes quando o assunto é arte. Justamente por isso, galerias de arte em Munique não param de ser inauguradas, assim como as já estabelecidas não deixam de prestigiar a nova geração de talentosos artistas locais.
Nossa intenção com este post é justamente trazer uma lista com as principais galerias de arte em Munique para aqueles que amam arte em geral e que, apesar de terem muito o que ver na cidade, não deixarão de tomar um tempo com o lado criativo da cidade.
1) Galerie Sabine Knust
Uma das mais interessantes galerias de arte em Munique é, sem dúvida, a Sabine Kunst. Aí já foram exibidas obras de Andy Warhol, Julian Schnabel e outros. Artistas alemães também fazem parte dessa lista, dentre eles Jorg Immendorf, Ben Cottrell e outros.
2) Kunstraum München
O Kunstraum é uma associação que foi criada em 1973 para funcionar como um clube de arte sem fins lucrativos e que vive do subsídio de seus 300 membros, os quais se interessam pelo mundo da arte. O mais interessante é que isso facilita o investimento em talentos artísticos locais, uma vez que o lucro não é a finalidade principal deste espaço.
3) Barbara Gross Galerie
Aos que estão pelo lado do Bairro dos Museus em Munique, já fica estratégico passar, também, pela Barbara Gross. O forte dessa galeria é apresentar obras de arte que confrontam a realidade política e social, além de ser um espaço que celebra, acima de tudo, a produção artística feminina. Louise Bourgeois já esteve em exposição por ali. Imperdível!
4) Galerie Jo van de Loo
A Jo van de Loo está no mercado das artes de Munique desde 2011 com a especialidade de trazer exibições fotográficas e performances ao público. Artistas locais e internacionais dividem os holofotes destas exibições.
5) Lothringer 13
A Lothringer 13 já faz parte da cena artística de Munique desde 1980. Multidisciplinaridade é um de seus motes, além de ser um espaço que promove o talento de artistas de todas as partes do mundo, quer sejam eles emergentes ou já conhecidos do mercado das artes. Assim como a Barbara Gross, por aqui temas de caráter político têm bastante destaque.
Boa visita!