Como complemento às atividades turísticas que você já tem planejadas para sua visita à capital austríaca, queremos dar-lhe dicas de atrações gratuitas em Viena. Mesclamos aqui atividades ao ar livre, mas também visitas a museus. Levando-se em conta que a cidade é das mais charmosas em toda a Europa, despertando nossos sentimentos mais românticos, por que não usar estas dicas para passar momentos inesquecíveis a dois? É claro que o charme da cidade pode ser desfrutado por famílias e amigos. Portanto, vamos a elas!
1) Caminhe pelo Naschmarkt
O Naschmarkt é um dos mais antigos mercados de Viena. É algo que você não pode perder de maneira alguma. Por ali, você vai ter a chance de tomar do melhor vinho, experimentar não somente pratos vienenses, mas também da melhor cozinha internacional, com muito peixe à disposição. Há, no entanto, como saborear as delícias do Naschmarkt sem pagar um tostão, já que algumas barracas oferecem pequenas amostras de seus produtos.
2) Prestigie uma performance gratuita na Ópera de Viena
Das atrações turísticas gratuitas em Viena, esta, sem dúvida, é das mais interessantes. É claro que você pode gastar um pouco mais de 100 euros para sentar-se nas primeiras filas da Ópera de Viena. No entanto, se seu budget estiver apertado, eu não vejo por que não ver uma performance no lado de fora do belo edifício. Se você quiser, há ainda a possibilidade de se ver em pé, no lado interno, com tickets por volta de 15 euros.
3) Passeie pelos belos parques de Viena
Não faltam áreas verdes em Viena. Na região metropolitana, elas somam 31% de seu território. Quer sejam parques, bosques ou florestas. Destaques são os jardins do Palácio de Schõnbrunn, o jardim do Palácio Belvedere e os famosos Bosques de Viena.
4) Visite a Ilha do Danúbio
O Danúbio é o maior rio da Europa em extensão e corre pelos territórios da Alemanha, Áustria, Eslováquia e Hungria. Em Viena, não se encontra diretamente no centro da cidade, mas um pouco afastado. Nada que não seja possível de se visitar. Para isso, você pode pegar as linhas U1 e U6 do metrô. O fato é: se você estiver no verão pela cidade, não deixe de ir à Ilha do Danúbio. Com seus 21km, é uma das formas como o vienense escapa das ilhas de calor que se formam. Por ali você pode nadar, correr, andar de bike, divertir-se em um toboágua ou então num teleférico de esqui aquático. Ou seja, é pura diversão.
5) Aprecie obras de arte no Street Art Passage
Muitos museus de Viena são gratuitos no primeiro domingo do mês. Elencamos aqui o Wien Museum Karlplatz, o Rõmermuseum, o MAK e o Otto Wagner Hofpavillon Hietzing. Mas há um espaço na cidade, bem ao lado do MuseumsQuartier (o Quarteirão dos Museus), chamado Street Art Passage que exibe obras de artistas locais e internacionais e tudo gratuito. Termine seu passeio tomando uma taça de vinho no pátio interno do MuseumsQuartier.