É bastante comum entre turistas, inclusive os brasileiros, a curiosidade de saber que produtos de supermercado são consumidos num certo país que se visita. É claro que os supermercados na Alemanha não ficam fora desse ritual de viajantes. Porém, no caso do país dos automóveis, existe um fator que pode aguçar o nosso interesse: como a Alemanha ficou dividida em socialista e capitalista entre os anos de 1949 e 1990, significa que havia, também supermercados alemães “socialistas”. E, claro, seus respectivos produtos.
Como sabemos, a Alemanha Oriental sumiu do mapa devido, também, à crise econômica que alastrou os países do então bloco soviético da Guerra Fria. Mas os produtos dos seus supermercados, havia apenas uma rede de supermercados na Alemanha Oriental (o Konsum), também desapareceram? Não é o caso. Dos 700 que havia no país, em torno de 100 seguem nas prateleiras de todo o país, invadindo, inclusive o território da ex-Alemanha Ocidental. E mesmo o Konsum ainda existe nos Estados federados que pertenciam à Alemanha Socialista.
Pois bem, o canal Destino: Berlim tem uma playlist especial para o Pela Alemanha. E como o assunto “supermercados na Alemanha” não se reduz à Berlim, então o tema é nosso. O guia Mauro Feola fez uma pesquisa de alguns produtos de supermercado da Alemanha Oriental que nem ele mesmo conhecia e fez um review deles, comparando com produtos do mundo capitalista de então. Também citou os principais supermercados na Alemanha da atualidade, a saber, REWE, Edeka, Kaufland, Netto, Lidl, Aldi, Norma e Penny Market.
O link do vídeo está aqui abaixo. Talvez possa inspirá-lo a, quando estiver por estas bandas, visitar um supermercado alemão e experimentar o gosto da ex-Alemanha Oriental.